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LAUDO TÉCNICO DE RECUPERABILIDADE
Todos os veículos (motocicletas, automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus etc.) envolvidos em acidente de trânsito, com ou sem vítima ao qual foi elaborado Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT), recebem uma classificação de danos (pequena, média ou grande monta).
Nem sempre a autoridade realiza a classificação adequada diante das avarias, o que pode gerar bloqueio do veículo no caso de média monta ou até a necessidade de baixa (descarte para desmanche) do mesmo nos casos de grande monta. Veja as classificações adotadas:
Pequena monta: avaria leve que não afeta a estrutura do veículo, não é necessário realizar nenhum procedimento no DETRAN para este tipo de monta, o veículo não é bloqueado e também não consta nenhuma restrição no documento.
Média monta: veículos enquadrados nessa categoria de monta recebem automaticamente bloqueio administrativo e estão impedidos de circular até que seja realizado o reparo dos itens danificados e seja aprovado em vistoria por empresa credenciada pelo INMETRO, além de constar a indicação de sinistro no documento do veículo, o que gera desvalorização e prejuízo ao proprietário na hora da revenda, bem como para contratação de seguros.
Grande Monta: este é o pior caso, o veículo classificado como Grande Monta é considerado sucata e deve ter sua baixa registrada no DETRAN. Só poderão ser revendidos para empresas cujo setor de atuação seja compra e venda de veículos sinistrados ou para desmanches, gerando grande prejuízo ao proprietário.
Laudo Técnico de Recuperabilidade
Para reverter essa classificação é necessário a emissão de um Laudo de Recuperabilidade, documento assinado por um Engenheiro Mecânico, devidamente habilitado no sistema CONFEA/CREA, para realização do Laudo Técnico e emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme Resolução nº 810, de janeiro de 2020 do CONTRAN.
Na inspeção, verifica-se a viabilidade técnica de recuperação, pela avaliação e classificação dos danos reais, contrastando com os danos apontados na ficha do sinistro. Com o Laudo de recuperabilidade, o cliente poderá dar entrada imediata do recurso junto ao DETRAN, solicitando a reclassificação, bem com o desbloqueio do veículo.
Vale ressaltar, que o Laudo de Recuperabilidade é complementar ao CSV (Certificado de Segurança Veicular), que deve ser emitido por uma empresa cadastrada pelo Inmetro e licenciada pelo DENATRAN, conforme resolução 232/07 do CONTRAM, dentro de critérios estabelecidos pelo RTQ-Veículos Automotores Recuperados de Sinistro e quem vai garantir a recuperação do mesmo.
A DPC Engenharia realiza esses serviços de inspeção e caso seja encontrada alguma incoerência na classificação de monta, emitimos o Laudo de Recuperabilidade do seu veículo, junto a A.R.T. - Anotação de Responsabilidade Técnica, seguindo os padrões da Norma Brasileira vigente e atual.
Com o Laudo e A.R.T. assinados pelo nosso Engenheiro Mecânico é possível entrar com recurso e solicitar a reclassificação de monta do seu veículo.
Aviso importante: A reclassificação de monta apenas ocorrerá para veículos bloqueados em razão da classificação de danos originada por boletim de ocorrência de acidente de trânsito. Veículos adquiridos de companhia seguradora não podem ter a monta reclassificada.
Reclassifique a documentação do seu veículo junto ao órgão fiscalizador !
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